domingo, novembro 29, 2009

Julie & Julia & Nora & Eu

Assistindo ontem Julie &Julia e percebendo as coincidências que permeiam a história do filme, não pude deixar de perceber as coincidências daquela história comigo mesma, já que também eu tenho um blog para maltraçar minhas linhas e tentar de alguma forma expor o que penso, mesmo que eu tenha a quase-certeza que meia dúzia de pessoas, vez por outra, aqui chegam por acaso e ainda que talvez seja o mero exercício de um velho cacoete meu: pensar e escrever.O fato é que adoro a Nora Ephron e seus filmes, amei este "Julie & Julia", e seu livro "Eu odeio meu pescoço" ("I feel bad about my neck", no original) é de rara sensibilidade. Ousei escrever-lhe uma carta, estimulada por seu próprio relato de sempre ter escrito cartas imaginárias para os autores de seus livros preferidos; não posso assegurar que lhe chegou, a remeti aos cuidados de sua editora no Brasil, mas intuo que, sim, ela deve ter lido aqueles três parágrafos que certamente contêm algum erro de inglês. Ao final da sessão, encantada com uma história que conta de forma tão graciosa uma sucessão de acasos e intuição, me lembrei de Paulo Leminski e de seu verso fulminante: "distraídos venceremos".

p.s. Eis a carta para Nora Ephron:

“Dear Nora Ephron:
I have just finished reading your book and I’m completely charmed. I feel exactly like you do after reading something really good: excited and sorry at the same time. A good book should never end.
Since I know now that you use to write imaginary letters to your favorite authors, I thought that I should tell you that although the distance (I live in Brazil) and some age difference (I’m 44) we feel exactly the same way about lots of things.
Thank you very much for sharing your feelings and thoughts in such a charming and open way and also for ensure me that we never quite understand life or love or death or whatever - it’s just the way it is.
Yours sincerely,
Denise Sollami
Rio, Feb, 26, 2007”

p.s2. o vídeo abaixo é delicioso

2 comentários:

João Esteves disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Denise S. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.