quinta-feira, setembro 20, 2012

verão à paulista

O calorão de ontem já deu uma prévia do que será o verão no Rio.  Boa propriamente a prévia não foi, porque bom mesmo o verão só é em dois momentos: quando começa, e se sente aquele sabor de infância do início das férias escolares em que dois longos meses abrigavam todo o fazer-nada e todas as brincadeiras do mundo (e algum adolescer rápido, porque basta um verão para se adolescer, todo mundo de volta às aulas com buços incipientes e peitos nem tanto) e depois quando o verão se vai e o outono começa, um refresco na temperatura e a paisagem vestida com outras cores.  É fato que o Rio fica diferente no verão, diferente por si mesmo, por seus eternos seguidores veranistas, e até pelos paulistas que voltaram.  Sim, eles voltaram depois de anos, tranquilizados pelo apascentamento das comunidades e pelo velho charme que o balneário destila.  Só falta agora os cariocas se acostumarem com um único beijinho do cumprimento paulista e os paulistas, por sua vez, entenderem que os dois beijos dos cariocas não são empolgação, mas medida de certificação que o interlocutor cheira bem até debaixo de 41º C à sombra.  A primavera só começa sábado, mas já existe um cheiro de verão no ar.  Que venha seu início e, depois, o seu fim.   


foto capturada do site G1

7 comentários:

João Esteves disse...

Denise, sigo este seu blog já não é de hoje e hoje vou deixar minha apreciação pelo presente post, que enquanto fala desse calorão todo documentado por sua objetiva remete a toda uma vida, adolescência e tudo, muito atentamente vivida e observada em pormenores casuais como os buços e peitos daquela época referida de passagem. Foi um prazer ler isto de madrugada, abanado por um ventilador.

Angela Langone disse...

Denise, bom mesmo em qualquer epoca do ano e poder ler textos bem construidos e cheios de um pouco de todos nos. Lembrei do gosto delicioso do picole de limao que eu curtia muito no verao. Eu era uma garota muito animada e alegre. Continuo chupando picole de limao e alegre. Continue escrevendo para eu lembrar de outros momentos. Bjs sempre.

Denise S. disse...

João e Angela, fico feliz que vcs se lembrem de coisas boas a partir deste meu canto aqui tão quieto! um beijo e voltem sempre.

João Carlos disse...

Tivemos um inverno quente. A primavera chegou fria mas já esquentou de novo. Na serra as flores estão lindas. Pena que não venham nunca mais aquelas férias longas de dar saudade dos amigos da escola.

João Carlos disse...

Tivemos um inverno quente. A primavera chegou fria mas já esquentou de novo. Na serra as flores estão lindas. Pena que não venham nunca mais aquelas férias longas de dar saudade dos amigos da escola.

Alan Sommer disse...

Obrigado pela sua visita!!!!

Denise S. disse...

Alan, obrigada pela sua!